O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de histórias infantis, entre elas, O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história e infância de muitas pessoas.
A literatura infantil tem como finalidade a incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era digital, às histórias infantis permitem que a criançada faça viagens fantásticas, cheias de aventuras que encantam a todas as idades.
Na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo encontra-se vários títulos Infantis e inclusive de Monteiro Lobato.
Assim a Biblioteca Municipal Érico Veríssimo juntamente com a Secretaria Municipal de Educação pelo segmento da Cultura estará ofertando uma sexta contendo Gibis e chocolates para realização de um sorteio em prol a comemoração Dia Nacional do livro Infantil.
Portanto a equipe da Biblioteca estará colhendo o nome e o numero do telefone de crianças até 12 anos que freqüentarem a biblioteca entre os dias 14 a 16 de Abril para concorrer a esta sexta, e o sorteio será realizado no dia 17 de Abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário