Efeito topo da pagina

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Biblioteca Érico Veríssimo comemora seu aniversário e datas literárias


Na tarde desta quarta-feira, 20 de abril, a Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo quebrou a sua tradicional lei do silêncio para receber os alunos das escolas da cidade e diversas apresentações das oficinas culturais da Prefeitura, em uma tarde de muita arte na celebração de seu aniversário de 32 anos, em conjunto com outras datas literárias próximas.
Participaram do evento as turmas dos 3°'s anos das Escolas Municipais Cristalino, Guarujá, e Vila Nova, também das escolas particulares Jesus Maria José e Cooperensino, além das turminhas da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, acompanhados de professores, coordenadores e alguns pais de alunos.
A organização da atividade foi dos Coordenadores de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) Verânia Roncai Volpi e Alisson Varela Vieira, junto com os Agentes da Biblioteca Clausinéia Scholze, Luciana M. Silva e Julia Roncai Volpi, com o cerimonial da Assessora Pedagógica Cátia Tissiani, além da presença especial da bibliotecária do estado Valdineia Ribeiro de Almeida, de Cuiabá.
O aniversário da biblioteca é oficialmente datado no dia 13 de março, mas os organizadores preferiram somar à visita da bibliotecária e onde também celebraram datas próximas como o dia do bibliotecário (12.03), o dia da poesia e do vendedor de livros (14.03), o dia internacional do livro infantil (02.04), o dia nacional do livro infantil (18.04), o dia mundial do livro (23.04) e o dia da literatura brasileira (01.05), entre outras.
O cronograma iniciou com a Contação de Histórias da Professora de Teatro da SEMEC, Kayla Maihery Lourenço da Silva, que surpreendeu com sua produção de “lobo” e sua interpretação literária, cativando a atenção e o imaginário das inúmeras crianças presentes.
Em seguida foi a vez das apresentações de dança das turmas das Oficinas Culturais da SEMEC da Professora Janete Eliane Mendes Pinto, com o tema da Barbie e, em seguida com a performance da Turma da Mônica, com suas músicas e figurinos que empolgaram e divertiram os espectadores mirins e adultos.
Também ecoou no ambiente literário o som das cordas de violões dos alunos do Professor Diego de La Barra e da Professora Weslaine La Barra, das aulas de violão da SEMEC, tocando melodias como “aquarela” do compositor Toquinho que impressionaram os presentes com sua destreza.
Por fim e com chave de ouro, foi a vez da primeira apresentação da turma das oficinas de teatro da SEMEC, da Professora Kayla, que representaram uma aventura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, com os personagens da Tia Anastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde, Cuca e Saci, admirando as crianças que retornaram ao silêncio para assistir.
Valdineia elogiou o ambiente da biblioteca de Água Boa e a organização do evento, bonito, rápido e prático, afirmando que as demais bibliotecas municipais ao longo de Mato Grosso estão seguindo este padrão e realizando atividades de interação de alunos e leitores com o espaço literário, abandonando o antigo conceito de ser apenas um local com estantes para livros.
A Biblioteca Pública Municipal foi criada através da Lei Municipal Nº 025 de 13 de março de 1984, pelo então Prefeito Germano Zandoná, tendo sua sede localizada no centro da Praça da Cultura, em sua antiga arquitetura, sendo transferida na reforma da praça e construção da nova sede em 12 de dezembro de 2012.








 Fonte:http://www.aguaboa.mt.gov.br/cultura/1674-biblioteca-erico-verissimo-comemora-aniversario-e-datas-literarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário